-->

Anuncio!

4511 Decodificador para display 7seg

E ae galerinha, beleza? Nesse tutorial vamos mexer com o circuito integrado 4511. Esse CI é um decodificador binário com uma saída para os displays de 7 segmentos de catodo comum, com esse CI a gente economiza pinos do nosso microcontrolador já que é possível representar os números de 0 a 9 com apenas 4 bits (em teoria com 4 bits é possível representar números de 0 a 15 embora no nosso caso sera apenas ate 9), na próxima imagem é possível ver um CI 4511.



O CI 4511 tem exatamente 16 pinos, o de número 16 é a alimentação (pode ser alimentado com 3 a 18 volts), do pino 9 até o pino 15 é a saída para o display de 7 segmentos, o pino 3 é usado para testar todos os LEDS quando ativado em nível baixo, o 4 é usado para acender e apagar o display e ele é acionado em nível baixo também (esse pino é interessante para usar em mais de um display ao mesmo tempo), o pino 5 é usado para bloquear no dígito atual quando esta em nível alto, os pinos restantes são usados para mudar o dígito sendo cada pino em nível alto ou baixo representa um bit daquele nibble.



O pino 16 ligamos na alimentação e o pino 8 no gnd (no proteus não tem como simular esses pinos), o pino 9 ate o pino 15 a gente liga no display de 7 segmentos nos pinos correspondentes a eles (o recomendado seria ligar um resistor a cada pino de saída para ter um controle maior da corrente, embora também seja possível colocar um resistor no GNDdo display porém dependendo do dígito pode ter uma intensidade diferente).



Como o pino de teste (pino 3) e o que apaga o display (pino 4) se ativa quando esta em nível baixo vamos coloca eles na alimentação, o pino de bloqueio vai ativar quando estiver em nível alto, então colocamos ele no GND.



Nos pinos de entrada colocamos em nível alto ou baixo dependendo do valor binário que vamos exibir no display (podemos colocar botões ou os pinos do Arduíno ou qualquer outra coisa para mudar o número). A entrada A é a parte menos significativa enquanto a D é mais significativa do número, no exemplo abaixo eu coloquei a entrada A e C em nível alto dando o valor 101 que é seria igual ao numero 5 (o recomendado ali era fazer um pulldown para certificar que os outros pinos estarão em nível baixo XD).



Um exemplo em video do funcionamento de um 4511 usado em conjunto com um Arduíno.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=0IgZxFE9Q7Y[/embed]

Bom galera é isso você pode economizar alguns pinos do seu microcontrolador usando esse CI.
^^

 
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Um comentário:

  1. "I really like and appreciate your blog post.Thanks Again. Keep writing."

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sites Parceiros

Anuncio No Post

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!