-->

Anuncio!

Introdução à lógica de programação para crianças

Criado para apresentar a crianças e jovens de 8 a 16 anos sobre lógica de programação, foi criado a ferramenta Scratch.  

Com uma interface amigável e de simples entendimento, ele apresenta a programação sem aquele susto inicial que aconteceria com uma linguagem como C por exemplo, que utiliza sintaxes complexas a primeira vista. 

Para fazer download é só acessar http://scratch.mit.edu/download e faça download da versão referente ao seu sistema operacional.  

Após a instalação, basta iniciar e começar a utilizar a imaginação. 

Abaixo vemos a tela principal traduzido para o português: 



Agora veja como fazer um objeto se movimentar, a partir de comandos e animações básicas. Clique na categoria Movimento dos blocos de Scripts.Selecione o bloco mova 10 passos e arraste para a área de edição de scripts. Um clique duplo sobre o bloco faz o movimento acontecer. 

Já para colocar um som no script (um som de instrumento ou outro), pode ser usado o comando toque o tambor. Ele fica disponível na categoria som, e ele pode ser usado sozinho ou agrupado com outros blocos de comandos.

Clique e arraste o bloco para a área de edição de scripts. Se for o caso, encaixe este bloco com os já existentes no script.Para ver o funcionamento, dê um duplo clique sobre o grupo de blocos. Para escolher o som desejado, clique na seta destacada e escolha entre as opções do menu.

Se você deseja importar um arquivo de música (MP3 ou WAV)do seu computador ou quiser gravar um som, clique na aba Som e escolha entre gravar e importar. 

Para usar o som escolhido na sua programação escolha o bloco toque o som e encaixe no seu script.  

Lembre-se: se o som não funcionar, verifique se este recurso funciona no seu computador( se o som está ligado e existem caixas de som funcionando). 

 

Fazendo um cenário de movimento simples

Neste cenário iremos colocar nosso mascote para se movimentar juntamente com o outro personagem, iniciando assim nossa primeira animação com Scratch. 

Inicie um novo projeto com o scratch: 



Agora selecione o bloco de controle e arraste para área de scripts o botão quando clicado para ser o início da nossa animação: 

 

Feito isto, adicione o botão sempre para criar nosso laço de repetição: 



Agora precisamos adicionar o botão de mova 10 passos dentro do laço sempre. 

Após isso, se você experimentar clicar na bandeira, verá que nosso mascote se movimentará até tocar a borda, porém com um movimento estático, dando a impressão que ele apenas desliza na tela. Para que ele possa ter movimento como se estivesse caminhando, precisamos adicionar um novo traje, que seria uma outra imagem do mesmo com um movimento diferente. 

Clique na aba trajes para ver os trajes disponíveis do mascote: 



Vemos então o traje 1 e o traje 2, para alternar entre o traje 1 e 2 durante a execução, adicionamos o botão de próximo traje, que fará com que os trajes se alternem: 



Agora se você executar o laço, verá que ele se movimenta muito rápido e ao tocar na borda ele não irá parar. Para corrigirmos isso, adicionamos o botão espere 'x' segundos, que está no bloco controle, e colocamos o tempo de troca para 0.2 segundos. 



E para fazer com que ele retorne ao inicio, adicionamos o botão se tocar na borda volte. 



Porém ao iniciarmos, vemos que ele retornará de cabeça para baixo. Isto porque o botão pode girar está selecionado, ao invés do botão somente esquerda-direita. 



Agora podemos adicionar um cenário, no Scratch chamado de palco. 



Após selecionarmos palco, clicamos em fundo de tela, e depois em importar. 



Agora escolha o cenário que você desejar. 

Podemos também adicionar outros personagens ao cenário. Para isso, clicamos em Escolha um sprite do arquivo, e depois na pasta Animals. 



Adicionamos o morcego, seguimos os mesmos laços feitos com nosso gato mascote, com algumas alterações para melhor aspecto do cenário. Segue exemplo:  



Neste ultimo caso, adicionamos o botão mude o tamanho para 50% para diminuir o tamanho do morcego, pois em 100% ficaria desproporcional ao gato. Lembre se de adicionar fora do laço sempre, para uma melhor organização do script. 

E não podemos esquecer de importar o traje do morcego e mudar para o botão somente esquerda-direita, assim como no gato. 



Sendo assim, agora basta ir explorando a ferramenta e soltar a imaginação. 

Para alguns tutoriais de como utilizar o Scratch, assim como tutoriais de jogos diversos e outros conteúdos acerca da ferramenta, basta acessar o site http://www.scratchbrasil.net.br que há muito conteúdo a ser visto lá, totalmente em português e de simples entendimento. 

FONTE BIBLIOGRÁFICA:  

http://www.scratchbrasil.net.br 

 
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sites Parceiros

Anuncio No Post

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!