-->

Anuncio!

Morre aos 70 anos, John Perry Barlow, defensor dos direitos digitais

Foi divulgado nesta quarta-feira (7), a morte de um dos maiores defensores digitais da internet.  Não foram reveladas as causas de sua morte, porém Barlow já estava doente fazia alguns anos. John Perry Barlow, foi um dos fundadores da Eletronic Frontier Foundation, uma organização sem fins lucrativos cujo o objetivo é proteger os direitos de liberdade de expressão na internet. Barlow também foi letrista da banda Grateful Dead, uma banda norte-americana de rock considerada como o berço do movimento hippie e um dos símbolos da contracultura dos anos 60.

"Não é exagero dizer que grande parte da internet que conhecemos e amamos hoje existe por causa da visão visionária e liderança de Barlow.", disse Cindy Cohn, Diretora executiva da Eletronic Frontier Foundation.



Uma de suas grandes contribuições deu-se no ano de 1966. Foi Barlow quem escreveu a "Declaração de Independência do Ciberespaço", que defende a liberdade do usuário no ciberespaço, fora da mão controladora de governos que tentam reprimir direitos e controlar um espaço que deveria ser de utilização de todos e de fato democrático e sem discriminações.
"Estamos criando um mundo que todos poderão entrar sem privilégios ou preconceitos de acordo com a raca, poder econômico, forca militar ou lugar de nascimento. Estamos criando um mundo onde qualquer um em qualquer lugar poderá expressar suas opiniões, não importando quão singular, sem temer que seja coagido ao silencio ou conformidade."

 

Barlow deixou em seu legado uma luz de esperança a todos defensores dos direitos civis e digitais, assim como deixou a quem concorde com uma democracia de redes, e um espaço livre do qual pessoas do mundo todo possam compartilhar informação, desenvolver ideias e trabalhar em conjunto.

 

 
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sites Parceiros

Anuncio No Post

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!