-->

Anuncio!

Sistemas ultra leves para ressuscitar a sua máquina antiga ou lenta!

Boa parte das pessoas tem um notebook realmente modesto - Para não dizer lento - e neles, surgem inúmeros problemas de desempenho, como lentidão e raiva - só quem tem um computador lento sabe da raiva que passamos - mas ainda sim, independentemente do motivo, muita gente é obrigada a usar essas máquinas, mas como tudo na vida é questão de se adaptar, vamos procurar maneiras de usar nossas maquininhas sem passar tanta raiva e tentar poupar todo e qualquer recurso que pudermos.

Obviamente, todos os sistemas aqui são Linux, e de certa forma, acredito que seja a melhor maneira de salvar uma máquina nesses parâmetros.

Slitaz

Slitaz é uma distribuição extremamente leve e funcional. Na sua edição mais robusta, requer apenas 256 MB de memória RAM para operar plenamente em qualquer computador. Nos pacotes mais econômicos, é possível fazer o Slitaz rodar com apenas 20 MB de RAM, tornando a distro compatível com computadores de mais de 20 anos de idade — reciclando uma máquina que você jogaria fora.


Puppy Linux

Puppy Linux tem uma história de mais de 15 anos entre sistemas operacionais dedicados a rodar em computadores com hardware menos impressionante. Algumas coisas dele, pode lembrar o Linux lite, principalmente no quesito aplicativos, assim como também vem instalado nele LibreOffice, navegador de Internet, VLC e mais alguns aplicativos.


Antigamente, o Puppy tinha uma interface não muito amigável, porém a sua funcionalidade não era de se negar, mas como muitas pessoas ainda buscam uma interface que seja chamativa ou até mesmo bonita, ele acabou não ganhando muito espaço, mas ainda sim, é uma ótima distro para se usar.

TinyCore

Descendo bem mais o nível de uso, e indo realmente a o que eu posso dizer que seja o sistema mais leve que existe (com interface gráfica) entra sem dúvidas o TinyCore, que ele tem apenas 15mb, em contra-partida  esse sistema operacional vem apenas com um editor de texto simples, no estilo Bloco de Notas do Windows, e o Terminal. Há também a edição Core, com apenas 10 MB, mas sem interface gráfica: trata-se, basicamente, de um tipo de DOS.



Nesse caso o usuário deverá saber como funciona o terminal e também saber instalar aplicações diretamente dele, para assim o mesmo ficar usável, vale lembrar que de nada adianta usar um sistema leve e instalar um google chrome da vida, que consome muita ram e na prática, vai adiantar de nada.

Lubuntu

Claro que não poderia deixar de fora essa distro que eu usei por bastante tempo - sim, usei em um netbook que eu citei em artigos anteriores - então, se eu consegui fazer esse sistema rodar em um intel aton 1.6, com 2 de ram, acredito que consiga rodar em praticamente todos os notebooks antigos, ou boa parte deles.



Um ponto positivo, é que o Ubuntu, basicamente falando, é um ubuntu com Lxde, que seria apenas uma espécie de "roupa", leigamente falando.

Xubuntu

Assim como a derivada acima, leigamente falando, é um ubuntu com xfce, como pode ser possível notar, o Xubuntu e o Lubuntu são absurdamente parecidos, embora também tenha como customizar e deixar mais "graficamente bonito".



Assim como o Lubuntu, o Xubuntu pode ser usado com praticamente todas as aplicações do Ubuntu.

Uma vez instalado, Xubuntu pode ser executado com a partir de 256MB (ou mesmo 192MB), mas é altamente recomendável ter pelo menos 512MB de RAM.

Então, essas são algumas das muitas alternativas para pegar aquela sua máquina antiga e colocar pra rodar, mais pra frente, ensinaremos a baixar e instalar cada uma e também a instalar um ambiente gráfico para outro sem necessidade de formatar a sua máquina atual!

 
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

2 comentários:

  1. Hi. I see that you don't update your website too often. I know
    that writing articles is time consuming and boring.
    But did you know that there is a tool that allows you to create new articles using
    existing content (from article directories or other blogs from
    your niche)? And it does it very well. The new articles are unique and pass the copyscape test.
    You should try miftolo's tools

    ResponderExcluir
  2. Thanks so much for the blog.Thanks Again. Cool.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sites Parceiros

Anuncio No Post

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!