-->

Anuncio!

A importância da digitação e como melhorar sua performance

Não é novidade para ninguém o fato de que a tecnologia está avançando cada vez mais rápido. E a medida que ela avança, aumenta a interação entre o homem e a máquina. Muitas atividades, antes feitas manualmente, hoje são realizadas através de computadores, tablets e smartphones. Embora o uso destes últimos também esteja crescendo, o teclado ainda é um dos principais dispositivos de entrada de dados que permitem a interação homem-máquina.

Das tarefas mais simples, como enviar um e-mail, às mais elaboradas, como redigir um relatório na empresa na qual você trabalha, o ato de digitar mostra-se cada vez mais importante, tanto para nossa vida pessoal quanto profissional.

Por exemplo, tente adivinhar qual é a atividade mais frequente de um profissional que desenvolve softwares e sistemas? Se você pensou “escrever código” ou algo parecido...acertou! Ou seja, quanto mais habilidoso esse profissional for na arte de digitar, mais vantagens terá no mercado de trabalho: produzirá mais e melhor, se cansará com menor frequência, terá menos lesões por esforço repetitivo dentre outras.

Dito isso, você pode estar se perguntando: “Mas como eu posso melhorar minhas habilidades em digitação?”.

Existem várias ferramentas gratuitas, tanto online quanto offline, através das quais você pode melhorar muito sua performance. Basta dedicar 10 minutinhos do seu dia e você perceberá que em pouco tempo estará digitando mais rápido e melhor.

Neste artigo comentarei sobre 3 destas ferramentas, citando alguns prós e contras segundo as experiências pessoais que tive com o uso delas. Vamos lá!

1. Sense-Lang


Sense-Lang é uma aplicação online que, apesar das propagandas e do visual simples, cumpre o objetivo para a qual foi desenvolvida. É mais indicada para quem já tem alguma noção de técnicas de digitação, como posicionamento correto das mãos, etc.

[caption id="attachment_469" align="aligncenter" width="300"] Imagem 1 - Tela de treino do Sense-Lang[/caption]

Prós:

  • Divisão do treino em lições, de acordo com o nível de dificuldade.

  • Possibilidade de escolha de diferentes tipos de teclado, inclusive o modelo brasileiro.

  • Mostra o teclado, a posição correta das mãos e quais dedos devem ser usados para cada tecla.


Contras:

  • Muita propaganda.

  • Não permite criar uma conta pessoal, salvando desempenho e pontuação.

  • Interface um pouco poluída e desorganizada.


Acesse o site do Sense-Lang


 

2. KeyBR


KeyBR também é uma aplicação online, mas com um visual moderno, limpo, com poucas propagandas e que permite criar uma conta pessoal, onde ficam gravados seu desempenho e pontuação. Também é mais indicado para quem já possui noções básicas de digitação.

[caption id="attachment_467" align="aligncenter" width="300"] Imagem 2 - Tela de treino do KeyBR[/caption]

Prós:

  • Interface limpa e agradável, com poucas propagandas.

  • Permite a criação de conta pessoal e gravação automática de desempenho e pontuação do usuário.

  • Possibilidade de escolher idioma e layout do teclado, inclusive o modelo Brazilian ABNT2.

  • A aplicação trabalha com um algoritmo que verifica, durante sua digitação, quais letras você está com mais dificuldade e, automaticamente, modifica seu treino para melhorar seu desempenho.

  • Pode desafiar outros usuários online.


Contras:

  • Não ensina as técnicas básicas de digitação, como posicionamento correto das mãos, o que pode dificultar um pouco para os iniciantes.

  • Embora possua as opções de teclado brasileiro, a aplicação possui apenas o idioma inglês.


Acesse o site do KeyBR


 

3. Klavaro


Klavaro é um software gratuito, pequeno e com inteface simples, mas que ensina tudo sobre digitação e tem ótima usabilidade. Desde as dicas mais básicas, como posicionamento das mãos, até as mais avançadas para aumentar sua fluidez e velocidade. Um diferencial é que você pode escolher diferentes idiomas para treinar palavras específicas. Está disponível para as plataformas Windows, Linux e Mac.

[caption id="attachment_468" align="aligncenter" width="265"] Imagem 3 - Tela inicial do Klavaro[/caption]

Prós:

  • Software pequeno, estável e com ótima usabilidade.

  • Ensina noções básica à avançadas.

  • Nada de propaganda.

  • Funciona offline (sem conexão com a internet).

  • Possibilidade de escolher idioma e layout do teclado, inclusive o modelo Brazilian ABNT2.

  • Disponível para Windows, Linux e Mac.


Contras:

  • Não possui criação automática de lições, baseadas em seu desempenho. O próprio usuário precisa monta sua trilha e avançar de acordo com sua percepção pessoal.


Faça o download do Klavaro


 

Referências:


NASCIMENTO, Anderson. 9 programas para você aprender a digitar mais rápido. Disponível em: <https://canaltech.com.br/software/9-programas-para-voce-aprender-a-digitar-mais-rapido/>. Acesso em: 16 mar. 2018.

Prós e contras das aplicações citadas foram provenientes do uso e experiência pessoais que tive como usuário. Pode ser que você descorde de mim, ok? ;)
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sites Parceiros

Anuncio No Post

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!