-->

Anuncio!

Redes sociais e seus riscos a privacidade e segurança dos usuários




Não é novidade que as redes sociais ajudaram muito na interação entre as pessoas que estão mais distantes ou que simplesmente não tem tanto tempo para visitar os amigos, seja pelo fato da faculdade, trabalho, ou qualquer outra coisa que impede elas se encontrarem, então as redes sociais, suprem essa necessidade de interação, visando unicamente a aproximação.

Agora como tudo na vida tem dois lados, essa interação e compartilhamento de informações de modo em tempo real, acaba que prejudicando muitos usuários, e o que pode ser pior, as consequências desses prejuízos, podem ser absurdamente maior do que você imaginava.

Infelizmente, boa parte dos usuários comuns de redes sociais, não tem uma noção fundamentada em segurança na internet, nem se quer, muitos deles tem nenhuma informação, o que pode ser absurdamente ruim, principalmente para quem desconhece as informações, agora o que pode ser "pior", boa parte das redes sociais, disponibiliza textos, artigos, até mesmo em algum canto na documentação, colocam algo sobre privacidade, agora o que acontece, é que boa parte dos usuários simplesmente ignoram esse fato e não se dão o mínimo trabalho de ler.

Alguns exemplos pode ser citado, muitas pessoas vão a algum determinado local(não sendo a sua casa), onde os mesmos postam fotos imediatamente assim que chegam, isso tem um efeito absurdamente ruim, se baseando no perfil da mesma, em uma situação hipotética, dias atrás posta como é ruim morar só, como sua casa fica vazia, sem filhos, solteiro(a). Entenderam o perigo aqui? Um individuo, acaba de citar, que ele, e exclusivamente ele, é quem vive na casa, e quando não está em casa, a casa fica obviamente vazia no dia a dia e que ainda por cima, essa pessoa não está em casa e o que ainda pode ser pior, ela acabou de chegar em um local e vai demorar algumas horas pra voltar pra casa, o que pode ocorrer é, que quando alguém mal intencionado, com posse dessas informações, sabendo que o individuo, que mora só, está "viajando" e obviamente não há ninguém em casa, então entende que a casa está livre para invasão.

Um outro exemplo, é o sentido de filhos, o que pode ser algo inocente, simples, meigo, até porque, muitos gostam de ver um rostinho bonito de uma criança. Todavia, o que acontece quando alguém já mal intencionado pode ver, é, o rosto da criança, nome (muitos pais já falam o nome da criança) e como também na rede social, realmente os usuários usam nome e sobrenome, obviamente, o sobrenome também é o mesmo, e ainda pior, muitos pais, postam foto da criança fardada, principalmente naqueles famosos "primeiro dia de aula de fulaninho" que quase certeza a criança está com a farda. Então novamente em posse dessas informações, a pessoa mal intencionada, pode planejar simplesmente um sequestro a criança.

Nesses pequenos exemplos, podemos ver que, claramente, mesmo que pequenos atos, podem se acabar variando em grandes ocorrências que ninguém imaginaria um dia passar, todavia, o que ocorre muito é que muitos pensam e sem dúvidas você já ouviu ou disse "isso nunca irá acontecer comigo", é ai onde está o problema, é criado essa bolha de falsa segurança, onde a pessoa acha que está plenamente salva disso apenas por não ser alguém "famoso'' ou alguém muito conhecido, mas engana-se.


Agora, o que realmente fazer para evitar isso?

Poderá ser feito simplesmente, evitar o uso de postagens instantâneas, exemplificando, no caso da pessoa que mora só, poderia bater as fotos e postar quando tivesse em casa, que tanto aproveitaria o local, quanto mostraria para os amigos o que queria mostrar. Sobre a criança, poderia não expor o nome da criança, nem que turno estuda e melhor ainda se não postar o fardamento.

Com pequenas medidas de prevenção, já diminui o escopo de informações públicas fornecidas muitas vezes a pessoas que você não conhece, sendo assim, minimizando os riscos que você poderá sofrer futuramente, embora ainda não esteja seguro. O mais interessante disso tudo, é que não citamos em momento algum, nenhum tipo de ferramenta de hacking, apenas o próprio usuário que compartilha as suas informações, e alguém coleta, sendo assim, não necessitando de um conhecimento aprofundado na área de segurança.

Uma boa prática a ser adotada, é pegar a área de privacidade da sua rede social, ler o que tem a oferecer e usar tudo aquilo que melhor poderá te ajudar a esconder as suas informações de forma que ninguém terá acesso a elas.

Então, com isso, muito cuidado com o que você compartilha.
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Um comentário:

  1. Appreciate you sharing, great post.Really looking forward to read more. Fantastic.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sites Parceiros

Anuncio No Post

Anuncio No Post

Anuncio Aqui!